BANDA LARGA

5G chegará a 80% do território do Distrito Federal

Três operadoras terão antenas de distribuição da banda larga na capital federal e nas cidades do Entorno

Michelle Portela
postado em 04/07/2022 20:05
No entanto, não foi detalhado quais são as regiões cobertas pela nova tecnologia.  -  (crédito:  AFP / Pau BARRENA)
No entanto, não foi detalhado quais são as regiões cobertas pela nova tecnologia. - (crédito: AFP / Pau BARRENA)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou o início do funcionamento do 5G a partir desta quarta-feira (6/7) em pelo menos 80% do território do Distrito Federal. A informação é do presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), Moisés Moreira, em coletiva de imprensa na noite desta segunda (4/7). No entanto, não foi detalhado quais são as regiões cobertas pela nova tecnologia. 

"Desse modo, cada operadora poderá ligar a sua rede de 5G para os seus usuários. É um processo que está sendo realizado respeitando o edital", disse Moreira, sem responder quantos usuários deverão ser impactados pela nova rede.

Sobre as demais capitais, Moreira confirmou que as cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) deverão ser a próximas a cumprir as exigências para iniciar as operações do 5G. "Pode ser que na próxima reunião do Gaispi, dia 13, a gente consiga deliberar e aprovar também", disse o presidente Moisés Moreira.

Para garantir o funcionamento, as operadoras ainda terão de "pagar o boleto" no valor de R$ 3 mil por cada antena de transmissão do 5G. As operadoras Tim, Claro, e Vivo se dizem preparadas para iniciar as atividades relativas à nova banda larga. 

Sala de guerra

Para acompanhar a fase de implantação do 5G no país, a Anatel criou uma "sala de guerra" para conduzir o processo, gerenciada pela Entidade Administradora da Faixa 3,5 GHz (EAF) e representantes das operadoras. "A sede da EAF é São Paulo, mas o grupo terá técnicos capacitados em Brasília. É um processo a ser acompanhado com critérios técnicos", disse Moreira.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação