Mercado Financeiro

Fed eleva taxa de juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual

A decisão, aguardada pelo mercado, representa a quarta alta das taxas do país desde 2018

Correio Braziliense
postado em 27/07/2022 16:50 / atualizado em 27/07/2022 16:50

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou, nesta quarta-feira (27/7), que vai aumentar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, alcançando o intervalo entre 2,25% e 2,59% ao ano.

A decisão, aguardada pelo mercado, representa a quarta alta das taxas do país desde 2018. A expectativa majoritária era pelo avanço nos juros básicos americanos, que subiram na mesma intensidade na reunião de junho para a faixa entre 1,5% e 1,75% ao ano.

Os membros do Fed não se deixaram contaminar com a renovação da inflação ao consumidor recorde em junho. No mês passado, o nível de preços anual acelerou de 8,6% para 9,1%, acima da projeção de 8,8% do mercado.

"Inflação permaneceu elevada, refletindo desequilíbrio entre oferta e demanda relacionado à pandemia, preço dos alimentos e energia mais elevados e pressões externas de preços", diz o comunicado, que acrescentou a guerra como fonte de pressão adicional para elevação dos preços e para diminuição da atividade econômica global.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação