deflação

Bolsonaro: Devemos ter a maior deflação desde o Plano Real

Será a primeira deflação anual do Plano Real a ser verificada em itens administrados em meio ao efeito das medidas tributárias para baixar os preços de combustíveis e energia

Agência Estado
postado em 03/08/2022 00:28
 (crédito: Isac Nóbrega/PR)
(crédito: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 2, em entrevista ao SBT, que a deflação a ser verificada no País deve ser a maior desde o Plano Real. De acordo com o chefe do Executivo, a população sentirá redução na conta de luz já neste mês.

Apesar de o presidente não ter especificado a que índice estava se referindo ao falar de deflação, como mostrou ontem o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o índice negativo deve ser verificado somente nos preços administrados. Será a primeira deflação anual do Plano Real a ser verificada em itens administrados em meio ao efeito das medidas tributárias para baixar os preços de combustíveis e energia. Os cálculos se referem à série histórica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), consultada pela ASA Investments. Já a estimativa do mercado para o IPCA de 2022 é de uma alta de 7,15%, acima da meta de inflação.

Bolsonaro afirmou que o dólar não sobe no Brasil devido à suposta responsabilidade fiscal do governo. Na verdade, a moeda americana comercial avançou 1,94% nesta terça-feira, e chegou aos R$ 5,279 hoje, mas por fatores externos, como a tensão sino-americana.

Mais uma vez na tentativa de reduzir a dependência brasileira de fertilizantes do mercado internacional, Bolsonaro ainda declarou na entrevista que tem estudado retirar os insumos de algas marítimas, mas não deu detalhes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.