Comércio e turismo

Novas tecnologias impactam as atividades turísticas brasileiras, diz ANPTUR

Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Kerlei Eniele destacou o impacto das plataformas digitais para o setor turístico no Correio Talks desta quinta-feira (4/8)

João Gabriel Freitas*
postado em 04/08/2022 18:27
 (crédito:  Reprodução/Live Correio Talks)
(crédito: Reprodução/Live Correio Talks)

Kerlei Eniele, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), comentou as mudanças no setor atreladas às novas tecnologias discutidas pela comunidade acadêmica em conjunto com o mercado. O assunto foi uma das pautas do Correio Talks "A nova fase do comércio e do turismo: mais empregos e mais renda".

O seminário é promovido pelo Correio nesta quinta-feira (4/8), com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Uma das questões levantadas por Kerlei no evento foi a migração da dinâmica comercial para plataformas digitais a partir de fevereiro de 2020, em razão da crise sanitária da covid-19.

Segundo Eniele, a comercialização on-line tem “revolucionado a dinâmica dos consumidores no turismo”. “Teve um impacto muito grande, especialmente em agências de turismo que tiveram que se adaptar. Porém, com o advento das cidades turísticas inteligentes que vêm sendo amplamente debatidas no ambiente acadêmico, entendemos que é uma novidade para o turismo que já influenciou bastante e ainda vai influenciar muito no período pós pandêmico”, afirmou.

A vice-presidente da ANPTUR disse que, apesar da queda do mercado de destinos internacionais nos últimos dois anos, as viagens domésticas se intensificaram. “Isso de certa maneira é positivo porque é um novo processo de regionalização do turismo feito pelo governo e por várias instituições.”

“Mas, claro, é importante que tornemos o turismo nacional mais seguro, eficiente e estruturado para atrair cada vez mais pessoas”, acrescentou.

  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Ministro Bruno Dantas do TCU. Minervino Júnior/CB
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Ministro Bruno Dantas do TCU. Minervino Júnior/CB
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Ex-presidente Michel Temer. Minervino Júnior/CB
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Cristiano Santos - Gerente IBGE Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Kerlei Eniele - vice pres. ANPTUR, Denise Rothemburg e Cristiano Santos - Gerente IBGE Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Kerlei Eniele - vice pres. ANPTUR. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Carlos Alexandre e Sílvio Nascimento, presidente da Embratur. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Álvaro Teixeira, presidente do Correio Braziliense. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 04/08/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Correio Talks Debate cenário de oportunidades no comércio e turismo. Ministro Bruno Dantas do TCU. Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Setor hoteleiro

Para Kerlei Eliane, é difícil mensurar o impacto na rede hoteleira. No entanto, a especialista relatou que já há uma série de estudos sobre fatores de imersividade do turismo afetados por locações tradicionais. “Já havia uma série de outras discussões como a impactação cultural para experiência do turismo, principalmente em áreas litorâneas”, afirmou.

“Considerando um turismo cumpridor da agenda 2030, relacionada à sustentabilidade e à responsabilidade social do turismo, no estímulo às pequenas empresas, ao campo das arte e da cultura, muitas vezes a hotelaria tradicional acaba se opondo a uma experiência mais genuína”, completou.

Entretanto, ela ponderou que há espaço para as duas possibilidades: o setor tradicional e as novas alocações. Uma das tecnologias citadas foi o modelo Airbnb, serviço on-line comunitário sem remediação de grandes empresas para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem.

“Ainda temos uma demanda muito alta por essas locações, até por segurança. Muitas vezes redes tradicionais acabam se sobrepondo porque se incluíram também nas plataformas e não estão se limitando ao método antigo. Isso já mostra uma melhoria. E há espaço para as duas atividades. Temos demanda, famílias que preferem mais tradicionais e tem os aventureiros que preferem maior imersão”, finalizou.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

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