investimentos

Serena Williams vê o Brasil como um mercado interessante para investir

"Tenho muito interesse de investir na África, na América Latina e o Brasil seria um país interessante para isso", diz a tenista norte-americana

Rosana Hessel *
postado em 04/08/2022 22:33 / atualizado em 05/08/2022 11:11
 (crédito: Divulgação Expert XP)
(crédito: Divulgação Expert XP)

São Paulo – A tenista norte-americana Serena Williams tem uma carreira bem sucedida no esporte e tudo indica que, aos 40 anos, ela já está conseguindo repetir o mesmo nos investimentos. A tenista está de olho em oportunidades de investimento em startups em vários países e não descarta o Brasil na nova empreitada.

“Tenho muito interesse de investir na África e na América Latina, e o Brasil seria um país interessante para isso [receber investimentos do fundo que ela criou]”, disse a tenista, nesta quarta-feira (04/08), em palestra de encerramento da Expert XP 2022, evento do setor financeiro organizado pela XP Investimentos, em São Paulo.

Desde 2014, Serena tem se destacado no mundo dos negócios por atuar como investidor anjo de startups por meio de sua companhia, a Serena Ventures. Dona da própria linha de roupas denominada EleVen, contou que abrir a empresa foi um dos maiores desafios da vida e, desde que ingressou no mundo do empreendedorismo, procura, na maioria das vezes, escolher empresas lideradas por mulheres, brancas ou negras, para investir, mas ela também não descarta ideias de homens. 

Segundo Serena, 68% do portfólio são empresas fundadas por mulheres. “É uma grande oportunidade para serem vistas e ouvidas”, explica.

“É importante ter mulheres escrevendo cheques para outras mulheres. Eu sabia que queria criar a Serena Venture e queria que as pessoas vissem que sou capaz de fazer sucesso”, afirmou.

A tenista tem mais de 60 empresas no portfólio de investimentos e 13 delas são as cobiçadas unicórnios – startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. No início do ano, ela e sócia conseguiram levantar cerca de US$ 100 milhões para montar um fundo de capital de risco para aplicar recursos fora dos Estados Unidos. Austrália e Nova Zelândia, além de África e América Latina, são dois países em que ela indicou que está de olho.

“Queremos que Serena Ventures seja uma plataforma global e moderna”, acrescentou a vencedora de 23 torneios de Grand Slam e a atleta feminina mais bem paga do mundo.

Ao ser questionada sobre a atuação de Will Smith no filme King Richards —  filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai de Serena e da irmã dela, Venus Williams —, a tenista elogiou a interpretação do vencedor do Oscar de melhor ator. “O filme foi excelente e ficamos muito contentes”, disse. Ela contou que chorou quando assistiu e que toda a família ficou bastante envolvida no processo. “As pessoas puderam ver meu pai sob uma luz verdadeira”, acrescentou a tenista.

*A jornalista viajou a convite da XP Investimentos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação