Conjuntura

BB é primeiro banco do mundo a oferecer adesão ao open finance por WhatsApp

Banco do Brasil tem apresentado inovações de forma recorrente no atendimento digital

Fernanda Strickland
postado em 09/08/2022 10:35 / atualizado em 09/08/2022 10:36
 (crédito: Fernando Bizerra/Agencia Senado)
(crédito: Fernando Bizerra/Agencia Senado)

A partir desta semana, os clientes do Banco do Brasil (BB) já podem realizar a adesão ao Open Finance no BB pelo WhatsApp. O banco tornou-se o primeiro do mundo a utilizar o aplicativo de mensagens para o cliente realizar a jornada de consentimento completa.

O banco informa que a jornada acontece por completo no WhatsApp BB (61 4004 0001), sem interação humana, com o cliente falando termos como "open finance". O assistente virtual entenderá a intenção do cliente e iniciará o processo de consentimento.

O consentimento do cliente é um dos pilares de funcionamento do Open Finance, desenvolvido pelo Banco Central. A partir dele, uma instituição pode consultar os dados que seu cliente possui em outra instituição participante do ecossistema e, dessa forma, personalizar mais as ofertas, já que conhecerá melhor seu perfil.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro, explicou que os clientes que consentiram compartilhar dados de outros bancos já têm percebido na prática melhorias em seu relacionamento com o BB, “já que esses avanços digitais que o banco tem promovido reforçam a assessoria qualificada no atendimento negocial”.

Segundo ele, as melhorias vão “desde uma atualização cadastral de forma automatizada até a revisão do limite de crédito e à recomendação de produtos mais aderentes ao seu perfil, como um upgrade de cartão de crédito, por exemplo”.

Recentemente, o BB divulgou que já gerencia mais de R$ 7 bilhões em saldos consolidados com outros bancos em sua plataforma de planejamento financeiro no aplicativo do banco, o que gerou recomendações de economia para os clientes que fizeram o consentimento da ordem de R$ 2,5 bilhões.

Segundo Ribeiro, dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados com o banco, 90% já tiveram algum benefício: 77% receberam ofertas personalizadas a partir dos dados e/ou utilizaram soluções que fazem uso dos dados de Open Finance e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem necessidade de apresentar documentos ou comparecer à agência.

Para o presidente do BB, a oferta do consentimento no WhatsApp é uma forma de oferecer ainda mais conveniência para o cliente em um canal que o cliente usa cada vez mais no seu dia a dia para realizar diversas transações que se somam aos contatos que os clientes buscam como forma de consultoria em agências e escritórios. “O complemento entre as inovações digitais e nossos aprimoramentos no atendimento humano especializado refletem ainda uma satisfação maior dos nossos clientes para a realização de negócios sustentáveis”, comenta.

 

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