PIX

Número de chaves cadastradas no PIX já são o dobro da população brasileira

De acordo com os dados do Banco Central do Brasil (BC), até julho deste ano foram registradas 478 milhões de chaves

Rafaela Gonçalves
postado em 14/08/2022 20:36 / atualizado em 14/08/2022 20:37
 (crédito: Pixbay.com)
(crédito: Pixbay.com)

O número de chaves PIX cadastradas já é o dobro da população brasileira, de acordo com dados do Banco Central do Brasil (BC). Até julho deste ano foram registradas 478 milhões de chaves, duas vezes mais que os 214,9 milhões de brasileiros. 95% das chaves são de pessoas físicas.

O tipo de chave preferido dos usuários é o aleatório, uma combinação de números e letras que é fornecida para a realização da transação. Mais de 190 milhões de brasileiros têm chaves aleatórias, 39,8% do total. Em seguida vem o CPF, com 22,7%, número de celular, que representa 21%, e endereço de email, 14,7% do total.

Ainda de acordo com o BC, a quantidade de operações via PIX já ultrapassa outros meios como cartão pré-pago, transferência interbancária e débito direto. Apenas em julho, o sistema movimentou R$ 933 bilhões em mais de 2 trilhões de transações. Os dados mostram ainda que os usuários que mais usam o serviço têm entre 20 e 29 anos de idade.

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo e gratuito desenvolvido pelo Banco Central para facilitar transações financeiras. A ferramenta começou a ser desenvolvida em 2018 e foi lançada em novembro de 2020. De lá para cá, o número de usuários cadastrados triplicou, passando de 41 mil para 131 mil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação