Banda larga

5G chega a Curitiba, Salvador e Goiânia na próxima terça-feira (16)

Grupo de trabalho prorrogou, contudo, por mais 60 dias o prazo de liberação da quinta geração da banda larga para as demais capitais

As capitais Salvador (BA), Goiânia (GO) e Curitiba (PR) iniciarão as operações do 5G a partir da próxima terça-feira (16/8). É o que confirma Moisés Queiroz Moreira,  presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Além disso, o grupo decidiu estender por mais 60 dias o prazo de início da banda larga em outras cidades. 

O Gaispi foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para gerenciar a implantação da nova tecnologia no país. Além de entes governamentais, também integram o grupo empresas que oferecem o serviço. 

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (12/8), Moreira, que também é conselheiro da Anatel, disse que a medida é necessária para garantir a segurança das instalações do 5G nessas localidades. "A cautela para estender esse prazo é uma questão de prudência, caso contrário poderemos enfrentar muito tumulto, com muita judicialização."

Saiba Mais

Foi postergada o início do 5G em 15 capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA).

A capital do Amazonas, Manaus, figura ente as últimas cidades a apresentarem condições de operação, de acordo com informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF). "A EAF informou ao Gaispi as capitais que terão convicção que estão com os equipamentos em mão dentro do prazo [até setembro]. As demais, dependem da entrega desses equipamentos e tiveram os prazos prorrogados", explicou o presidente do  Gaispi.

O conselheiro ressaltou ainda que Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Palmas (TO) seguem com os prazos atuais, com início em setembro.