Concessão

ANA abre consulta pública sobre suspensão de direitos de uso da água

Interessados em participar poderão enviar suas contribuições via Sistema de Participação Social da ANA até o próximo dia 21 de setembro

Michelle Portela
postado em 02/09/2022 15:02 / atualizado em 02/09/2022 15:04
 (crédito: Katja Just por Pixabay )
(crédito: Katja Just por Pixabay )

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está com consulta pública aberta até as 18h do próximo dia 21 de setembro para ouvir a sociedade sobre a suspensão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos. 

Os interessados em participar poderão enviar suas contribuições via Sistema de Participação Social da ANA, por meio do link https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/122.

"Essa consulta pública acontece devido à necessidade de a ANA normatizar aspectos relacionados à ação da Agência no acompanhamento dos prazos legais para implantação dos empreendimentos e seus usos de água. Isso envolve desde a forma de verificação do descumprimento dos prazos até sua contagem, assim como a possibilidade de sua contestação por parte do usuário outorgado e demais procedimentos regulatórios", diz a nota. 

Ainda de acordo com a agência, a outorga de direito de uso de recursos hídricos é um instrumento de gestão previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, que visa assegurar o controle quantitativo e qualitativo de recursos hídricos.

"Para corpos d’água de domínio da União, interestaduais e transfronteiriços, a competência para emissão da outorga é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Assista à animação da ANA para saber mais sobre a outorga", afirma o documento publicado pela ANA.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação