CONJUNTURA

Indústria tem alta no faturamento, emprego, salário e rendimento, aponta CNI

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta sexta-feira (2/9), faturamento, emprego, massa salarial e rendimento médio registraram alta frente ao mês anterior

Rafaela Gonçalves
postado em 02/09/2022 11:55 / atualizado em 02/09/2022 11:55
 (crédito: Gilson Abreu/FIEP/Divulgação)
(crédito: Gilson Abreu/FIEP/Divulgação)

Quatro dos seis indicadores da indústria de transformação aumentaram entre junho e julho deste ano. De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta sexta-feira (2/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), faturamento, emprego, massa salarial e rendimento médio registraram saldo positivo na passagem do mês anterior.

A economista da CNI, Larissa Nocko, atribui a melhora generalizada nos indicadores como consequência da recuperação do poder de compra das famílias, que está permitindo alta no consumo. “No entanto, as restrições à produção se mantêm, o que pode ser visto na relativa estabilidade da utilização da capacidade instalada desde o início do ano e do número de horas trabalhadas”, destaca Nocko.

O emprego industrial registrou avanço de 0,5% em julho, considerando a série livre de efeitos sazonais. Este foi o terceiro mês consecutivo de alta, após duas quedas observadas em março e abril. Na comparação com julho de 2021, a alta é de 2,3%.

A massa salarial real da indústria de transformação registrou crescimento de 1,3% na comparação com junho, na série livre de efeitos sazonais. O crescimento acumulado entre junho e julho totaliza 3,8%. Com o avanço, a massa salarial atingiu seu ponto mais alto desde março de 2020. Na comparação com junho de 2021, o crescimento é de 7,3%.

O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria de transformação avançou 1,0% em julho de 2022, na comparação com junho, na série livre de efeitos sazonais. O levantamento destaca a recuperação recente, com alta de 2,8% no acumulado entre junho e julho. Com isso, o rendimento atingiu o ponto mais alto desde janeiro de 2021.

Já o número de horas trabalhadas na produção se manteve estável e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou a única queda, de 0,2 ponto percentual em julho de 2022, na comparação com junho.

Em trajetória de alta desde novembro do ano passado, o faturamento real da indústria de transformação avançou de 1% em relação ao resultado de junho, em seu terceiro aumento consecutivo. Com isso, o índice alcançou o maior valor de 2022.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação