MOBILIZAÇÃO

Enfermeiros do DF realizam nesta segunda-feira ato contra suspensão do piso

Em defesa do piso nacional da enfermagem, suspenso neste domingo (4/9) pelo ministro Barroso, do STF, categoria promete grande mobilização na rodoviária do Plano Piloto hoje, a partir das 18h

Michelle Portela
postado em 05/09/2022 15:11 / atualizado em 05/09/2022 15:13
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiros) convocou a categoria para um ato nacional nesta segunda-feira (5/9), a partir das 18h, na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. A manifestação ocorre após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir suspender a lei que estabelece os novos valores a serem pagos a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras.

"A Enfermagem brasileira sofreu um duro golpe ontem, com a decisão do STF que suspendeu o nosso direito legítimo de ter um piso salarial digno — uma conquista nossa garantida pela Constituição. Mas não vamos nos calar!", diz a convocação do sindicato.

As entidades nacionais que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem convocaram os profissionais da categoria a realizar atos em defesa do piso salarial nesta sexta-feira (9/9), em todas as capitais, das 11h às 14h. 

Entenda o caso

No último dia 10 de agosto, a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras sete entidades, entre elas a Federação Brasileira de Hospitais, ingressaram com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 no STF para inviabilizar a norma devido à ausência de uma fonte de recursos para ao custeio dos novos salários.

Assim, a decisão do ministro Fachin suspende os efeitos da lei por até 60 dias e pede a apresentação de um estudo do impacto orçamentário para a implementação da nova legislação nos serviços de saúde, públicos e privados.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação