Conjuntura

Ata do Copom reduz expectativa de inflação para 5,8% em 2022

Na ata da penúltima reunião, o grupo havia projetado uma inflação em 6,8% para este ano

Rafaela Gonçlaves
postado em 27/09/2022 12:06
 (crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), divulgada nesta terça-feira (27/9), traz uma nova expectativa de inflação para 2022. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano deve ser registrado em 5,8%. Na ata da penúltima reunião, o grupo havia projetado uma inflação em 6,8% para o período.

Para este ano, o Copom julga que a incerteza em torno das suas premissas e projeções atualmente é maior do que o usual. No cenário de referência, o documento projetou o IPCA de 2023 em 4,6% e para 2024, em 2,8%.

Manter a taxa básica de juros

Atualmente, o horizonte relevante do Copom inclui os anos de 2023 e, em menor grau, de 2024, mas o BC optou por dar ênfase ao primeiro trimestre de 2024, cuja projeção é de 3,5% em 12 meses, para eliminar ruídos relacionados às desonerações tributárias adotadas este ano.

"O Comitê optou novamente por dar ênfase ao horizonte de seis trimestres à frente, que reflete o horizonte relevante, suaviza os efeitos diretos decorrentes das mudanças tributárias, mas incorpora os seus impactos secundários”, diz a ata.

Após dois dias de reunião na última semana, o Copom decidiu por manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. A decisão não foi unânime, dois membros do comitê votaram para elevar a taxa em 0,25 ponto percentual.

No documento, o BC ainda aponta que "se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação". Também alerta que "não hesitará" em retomar o ciclo de alta caso a desinflação não ocorra como esperado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação