CONJUNTURA

Concessão de crédito teve alta de 18,2% em 2021, segundo relatório do BC

Alta foi a maior na comparação anual da série iniciada em 2011. Os dados são do Relatório de Economia Bancária (REB), publicado pelo Banco Central nesta quinta-feira (6/10)

Rafaela Gonçalves
postado em 06/10/2022 12:37

As concessões de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) tiveram crescimento de 18,2% em 2021. Segundo dados do Relatório de Economia Bancária (REB), publicado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (6/10), a alta foi a maior na comparação anual da série iniciada em 2011.

Segundo o BC, com o avanço da vacinação e a retomada da atividade econômica, observou-se expansão significativa das operações de crédito às pessoas físicas, tanto nas linhas de crédito livre quanto nas de crédito direcionado.

O saldo total dos empréstimos e financiamentos cresceu 16,3% no ano passado, frente a uma expansão de 15,6% observada em 2020, alcançando o volume de R$ 4,7 trilhões. O valor representa 53,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Cartão de crédito

No segmento de crédito livre, as concessões por cartão de crédito apresentaram crescimento de 27,5%, na modalidade à vista. Enquanto na modalidade do crédito consignado, as concessões caíram 1,6%, influenciadas principalmente pela queda nas operações de consignados contratadas por aposentados, que tiveram retração de 17,9%.

“Destaca-se, em particular, a expansão do crédito livre nesse segmento, inicialmente com operações de crédito consignado e financiamento de veículos, e depois, no segundo semestre, com crescimento intenso das operações de cartão de crédito à vista e de crédito pessoal não consignado”, destacou o relatório.

No caso das pessoas jurídicas, no início de 2021, após o término dos programas emergenciais de apoio a empresas durante a pandemia, como o BEm (Beneficio Emergencial), foi registrado um aumento das operações no segmento de crédito livre.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação