Ações

Petrobras anuncia venda de participação em subsidiária argentina

Segundo estatal, articulação "está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia"

João Gabriel Freitas*
postado em 14/10/2022 11:27 / atualizado em 14/10/2022 11:27
 (crédito: AFP PHOTO/Edson Passarinho)
(crédito: AFP PHOTO/Edson Passarinho)

A Petrobras iniciou a venda de todas as suas ações da Petrobras Operaciones S.A. (POSA), subsidiária integral da estatal na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro. A empresa brasileira lançou nesta sexta-feira (14/10) um edital teaser, contendo as principais informações sobre a oportunidade de aquisição das ações.

Segundo a estatal, a articulação “está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade''. A participação da Petrobras na subsidiária argentina é feita por meio de duas empresas: PIB BV (Petrobras International Braspetro B.V.), com 95%, e PVIE (Petrobras Valores Internacionais de España), com 5%.

Local estratégico

As negociações no local são importantes para o país pois a produção Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas. Dessa fonte, saem produtos de gás natural, óleo, gasolina e condensado, um tipo levemente processado de petróleo que facilita as exportações.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação