Benefício

Após suspensão, Caixa retoma hoje empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Caixa voltou a oferecer o empréstimo consignado destinado aos 20,65 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, nesta segunda-feira (24), após suspender o serviço para "manutenção tecnológica" durante o fim de semana

Michelle Portela
postado em 24/10/2022 15:57 / atualizado em 24/10/2022 15:58
 (crédito:  Reprodução/Agência Brasil)
(crédito: Reprodução/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal voltou a oferecer o empréstimo consignado destinado aos 20,65 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, na manhã desta segunda-feira (24/10), após suspender o serviço para “manutenção tecnológica” durante o fim de semana. A modalidade é oferecida desde o último dia 11, com juros de 3,45% ao ano, taxa um pouco inferior que o teto definido pelo governo federal, de 3,5%.

“A Dataprev e a Caixa realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio Brasil ficará indisponível em todos os canais de 18h desta sexta-feira até 7h da próxima segunda-feira”, informou o banco na semana passada.

 

Os beneficiários podem contratar o empréstimo pelo aplicativo Caixa Tem, nas lotéricas e nas agências da Caixa. De acordo com o banco, desde o dia 11 até o dia 20 de outubro, foram registrados 206 milhões de acessos.

O crédito consignado pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício. Ao receber o valor contratado, o desconto ocorre diretamente na mensalidade do benefício. Contudo, devido à alta demanda de solicitações, a Caixa prorrogou o prazo para efetuar o depósito dos valores contratados de 48 horas para em até 15 dias.

Procedimentos

Quem pode fazer o Empréstimo Auxílio Brasil na Caixa

O crédito consignado é oferecido ao responsável familiar cadastrado no Auxílio Brasil que já receba o benefício há mais de 90 dias e não tenha o benefício com data de término, uma vez que a conquista de um emprego formal com salário acima de R$ 525 leva à imediata suspensão do benefício.

Como solicitar o empréstimo pela Caixa

A Caixa Econômica Federal possibilita a contratação do Empréstimo Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem, em agências, lotéricas e correspondentes.

Como fazer o pedido pelo Caixa TEM

Acesse o aplicativo Caixa Tem e simule quanto poderá contratar:

  • Clique na opção “Empréstimo”;
  • Vá em “Simular e Contratar”;
  • Clique em “Consignado”;
  • A simulação vai informar: a taxa de juros do empréstimo, o prazo de duração do contrato, o valor de cada parcela, o valor que você vai passar a receber de auxílio se contratar o empréstimo e o valor total que pagará pelo empréstimo no final.

Como fazer o empréstimo em agências, lotéricas e correspondentes. Os beneficiários podem ir a uma destas instituições financeiras, nas quais deverão ser informados sobre:

  • Valor total contratado com e sem juros
  • Taxa efetiva mensal e anual de juros
  • Acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários que incidem sobre o crédito contratado
  • Valor, quantidade e periodicidade das prestações
  • Soma do total a pagar ao final do empréstimo
  • Data do início e fim do desconto
  • Valor líquido do benefício restante após a contratação
  • CNPJ da agência bancária ou do correspondente bancário
  • Valor da comissão paga aos terceirizados contratados pelas instituições financeiras para a operacionalização da venda do crédito

O que fazer se tiver o Empréstimo Auxílio Brasil negado

Compareça a uma agência do banco para verificar a situação cadastral

Como tirar dúvidas
SAC Caixa: 0800-7260101

Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800-7262492; Ouvidoria: 0800-7257474

Secretaria Nacional do Consumidor: consumidor.gov.br

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação