Mercado

Ibovespa inicia a sexta operando em queda e reforça recuo semanal

Com os resultados até o momento, o acumulado da balança semanal apresenta queda de 5,97%. Já no mês, a alta é de 2,48% e, no ano, de 7,58%.

João Gabriel Freitas*
postado em 28/10/2022 14:04 / atualizado em 28/10/2022 14:05
 (crédito: Bruno Escolastico/Estadão Conteúdo)
(crédito: Bruno Escolastico/Estadão Conteúdo)

O índice da bolsa de valores de São Paulo (Ibovespa) iniciou as negociações desta sexta-feira (28/10) em queda, com investidores reagindo aos balanços do terceiro trimestre de 2022. Durante a manhã, o principal parâmetro da bolsa brasileira operava em regresso de 0,73%, no patamar de 113.798,529 pontos.

Ontem, o Ibovespa fechou as atividades com alta de 1,66%, a 114.641 pontos. Com os resultados até o momento, o acumulado da balança semanal apresenta queda de 5,97%. Já no mês, a alta é de 2,48% e, no ano, de 7,58%.

Vale em baixa

Uma das ações prejudicadas pelo balanço dos últimos três meses foi a da empresa Vale, que apesar de apresentar lucro líquido de US$ 4,445 bilhões no período, 14,6% acima do mesmo recorte de 2021, ficou abaixo do desempenho esperado sem descontos de impostos, tarifas e despesas.

Nesse sentido, o Ebitda ajustado, que informa o lucro de uma companhia antes de serem descontados o que a empresa gastou em juros e impostos, e perdeu em depreciação e amortização, da Vale somou US$ 2,8 bilhões, queda de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. Uma das razões para o desempenho abaixo é a queda internacional do minério de ferro.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação