Mercado Financeiro

Ibovespa tem queda de 3% no início tarde desta segunda-feira

Na última semana antes da decisão, neste domingo (30/10), os candidatos, sobretudo o presidente do Brasil, devem reforçar a busca dos votos de indecisos, em um ambiente que começou a ficar ainda mais hostil ontem

Fernanda Strickland
postado em 24/10/2022 16:28 / atualizado em 24/10/2022 16:28
 (crédito: Miguel Schincariol/AFP - 29/1/19)
(crédito: Miguel Schincariol/AFP - 29/1/19)

Bolsa de São Paulo, o Ibovespa opera em queda de 3,8 mil pontos no início da tarde desta segunda-feira (24/10), recuando 3,2%, próximo de perder os 116 mil pontos, enquanto dólar e juros futuros sobem. Tanto a proximidade das eleições quanto a nova rodada de pesquisas levam investidores a reduzir posições em ações de estatais eleitorais. Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobras (PETR3; PETR4) recuam cerca de 7%.

Na última semana antes da decisão, no domingo (30), os candidatos, sobretudo o presidente Jair Bolsonaro (PL), atrás nas pesquisas, devem reforçar a busca dos votos de indecisos, em um ambiente que começou a ficar ainda mais hostil no dia de ontem. Isso porque, ao resistir à prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) fez uso de armas e de granada, ferindo policiais. Depois de muitas horas, se entregou, sendo preso.

"Noticiário local foca no episódio surreal proporcionado pelo ex-deputado Roberto Jefferson", citou em nota a Terra Investimentos.

Na avaliação do economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, os episódios envolvendo o ex-deputado podem trazer abalos à campanha de reeleição do presidente, o que esfria o bom humor das últimas sessões e promove ajustes nos ativos.

Dólar

Para o diretor de câmbio da Ourominas, Mauriciano Cavalcante, a semana será repleta de fatores na política monetária no Brasil e de indicadores de grande relevância no exterior como o PIB americano, a inflação, resultados corporativos e também a reeleição do secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping. “O dólar no Brasil deve seguir sua trajetória de oscilação, de acordo com os números das pesquisas eleitorais”, explicou.

“Caso Jair Bolsonaro suba, o dólar recua. Mas se o Lula crescer, a moeda norte-americana dispara, pois é assim que o mercado quer, manter o atual presidente já que a nossa economia caminha a passos largos para recuperação. Se Bolsonaro ganhar as eleições, teremos uma queda do dólar e uma alta considerável na Bolsa”, afirmou Cavalcante.

Para o diretor de câmbio da Ourominas, a semana será decisiva para o rumo que a economia seguirá: ou para uma estabilidade de emoções e otimismo com o crescimento ou para uma incerteza no futuro próximo. “O ouro está com viés de baixa e, com o cenário otimista com Bolsonaro, deve também buscar patamares menores, pois pode chegar a R$ 250 o grama, sendo momento de investimento nessa commoditie.”

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação