Recessão Global

Inflação no Reino Unido atinge 11,1% em outubro, maior nível em 41 anos

Com um teto para a energia e uma recessão iminente, os analistas esperam uma desaceleração da inflação. Meta do Reino Unido é de inflação de 2%, o que se atingiria somente em 2024

Rafaela Gonçalves
postado em 16/11/2022 11:56
 (crédito: Tolga Akmen / AFP)
(crédito: Tolga Akmen / AFP)

A inflação anual no Reino Unido chegou a 11,1% em outubro, alcançando o maior patamar em 41 anos. Segundo os números, divulgados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais quarta-feira (16/11), o aumento das contas de energia e dos preços dos alimentos foram os principais motivos do aumento do índice, que estava em 10,1% em setembro.

A inflação, que vinha crescendo desde os meses finais de 2021 na Europa, em razão das medidas de confinamento social durante a pandemia, disparou neste ano. A suspensão completa do fornecimento de gás natural pela Rússia à Europa fez com que os preços da energia aumentassem muito, pressionando a inflação.

A inflação teria subido para cerca de 13,8% em outubro se o governo não tivesse intervindo para limitar o preço das contas de energia doméstica, segundo o escritório. De acordo com o instituto oficial de estatísticas, os preços do gás dispararam quase 130% no ano passado e a eletricidade aumentou 66%. Mas o aumento dos preços dos alimentos também contribuiu para que a inflação atingisse esse nível recorde.

Com um teto para a energia e uma recessão iminente, os analistas esperam uma desaceleração da inflação. A meta do Reino Unido é de inflação de 2%, o que se atingiria somente em 2024. O Banco da Inglaterra espera que a taxa de inflação permaneça alta ao longo do próximo ano e deu sinal de que provavelmente aumentará sua taxa básica de juros pela nona reunião consecutiva em dezembro.

Segundo a autoridade monetária, o declínio da produção no terceiro trimestre provavelmente marcou o início de uma recessão, que durará até o fim do próximo ano e possivelmente até 2024.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação