Novo governo

Federação quer tratar de saúde suplementar com governo de transição

Diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente, defende que é preciso discutir as características do segmento

Michelle Portela
postado em 22/11/2022 12:01 / atualizado em 22/11/2022 21:47
 (crédito:               Carlos Vieira/CB/D.A Press - 25/9/19                      )
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press - 25/9/19 )

São Paulo — A diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente, disse que as entidades de saúde negociam uma reunião com o grupo de transição governamental para a próxima semana, ainda sem data definida. A pauta está em aberto. Nos últimos meses, a área de saúde ganhou repercussão após a aprovação, no Congresso Nacional, do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do piso nacional da enfermagem.

"O mais importante para conversar com eles agora é que o sistema suplementar é, sim, 'suplementar' ao Sistema Único de Saúde (SUS)", explica a diretora. A declaração ocorreu durante evento da entidade, em São Paulo, para tratar sobre fraudes em planos de saúde.

Os dois temas dominaram o debate no Judiciário e no Legislativo nacional ao longo de 2022. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 suspendeu, em setembro, os efeitos da lei 14.434/2022, apresentada pela pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

A nova legislação definiu o piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros; 70% desse valor aos técnicos de enfermagem; e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras. Pelo texto, o piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas - União, Estados e Municípios -, inclusive autarquias e fundações.

Rol taxativo

Também em setembro deste ano, foi aprovada e publicada a Lei n. 14.454, que derrubou o chamado "rol taxativo", ou a lista de procedimentos obrigatórios de procedimentos da ANS, para a cobertura de planos de saúde. Com a mudança de entendimento, as operadoras de assistência à saúde passaram a ser obrigadas a oferecer cobertura de exames ou tratamentos que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos de planos de saúde.

Caberá sempre à ANS editar norma com a amplitude das coberturas no âmbito da saúde suplementar, inclusive de transplantes e procedimentos de alta complexidade.

* A repórter viajou a São Paulo a convite da Fenasaúde.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação