CNI

Confiança da Indústria tem queda em todos os setores em novembro

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou queda em todos os 29 setores analisados, em todos os portes de indústria (pequenas, médias e grandes empresas) e em todas as regiões do país

Raphael Pati*
postado em 24/11/2022 10:33 / atualizado em 24/11/2022 12:22
 (crédito: AFP / Toshifumi KITAMURA)
(crédito: AFP / Toshifumi KITAMURA)

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou queda generalizada na passagem de outubro para novembro. O levantamento, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que todos os 29 setores analisados sofreram impactos no que se refere à confiança dos empresários.

A queda também atingiu indústrias de todos os tamanhos, seja de pequeno, médio ou grande porte, e alcançou, ainda, todas as cinco regiões do país. Com as quedas, a CNI reconsiderou os status da Região Sul e de oito setores da indústria, que antes estavam em situação de confiança, e passaram, agora, para um estado de falta de confiança — quando o índice se encontra abaixo de 50 pontos, de 100 totais. 

O setor da indústria mais afetado, de acordo com a pesquisa, foi o de produtos de madeira, que decresceu 14,1 pontos. Além deste, os setores de móveis, produtos de minerais não metálicos e produtos de borracha figuram entre os de menor confiança do empresário.

Por outro lado, quem teve a menor queda foi o setor de bebidas, que espera aumentar os ganhos com a Copa do Mundo. Outros departamentos, como produtos farmacêuticos e farmoquímicos, químicos (exceto HPPC) e obras de infraestrutura possuem os maiores níveis de confiança.

Falta de confiança na Região Sul

No levantamento realizado por regiões do IBGE, a que apresentou o pior resultado na virada deste mês foi a Região Sul, que decresceu 9,9 pontos no índice e está com 49 no total, o que indica, segundo a CNI, uma transição para estado de falta de confiança. Outras regiões, como Sudeste e Centro-Oeste, também tiveram quedas expressivas de 8,7 e 7,8 pontos, respectivamente. Nas regiões Norte e Nordeste, as quedas foram um pouco menos fortes, de 6,0 e 6,2 pontos, respectivamente.

Em relação ao tamanho, o maior recuo se deu nas indústrias de médio porte, que apresentaram queda de 10 pontos no ICEI. Já as indústrias de pequeno e grande porte tiveram queda de 7,7 e 7,4 pontos, respectivamente. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é calculado dentro de uma pontuação de 0 a 100 pontos.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.