TRIBUTOS

Haddad diz que Lula dará "prioridade absoluta" à reforma tributária

Ex-prefeito de São Paulo é um dos cotados para assumir o Ministério da Fazenda no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ele falou nesta sexta-feira (25/11) durante evento da Febraban

Michelle Portela
postado em 25/11/2022 15:19
 (crédito: Reprodução/Youtube @Lula)
(crédito: Reprodução/Youtube @Lula)

Cotado para assumir o Ministério da Fazenda no novo governo, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) explicou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva defende prioridade absoluta para uma nova reforma trabalhista e a criação de um imposto para renda e patrimônio. A declaração ocorreu durante o Almoço Anual dos Dirigentes de Bancos 2022, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

"A prioridade absoluta é para a reforma tributária, mas o presidente também pretende apresentar uma proposta para criação de imposto sobre renda e patrimônio para completar o ciclo de revisão de tributos do país", disse o candidato derrotado ao governo de São Paulo nas últimas eleições. 

A tributação sobre renda e patrimônio, como proporção da carga tributária no Brasil, é de 22%, contra 40% em países desenvolvidos, conforme estudo publicado pela Oxfam Brasil, uma organização não-governamental. 

Investimentos 

Haddad, que foi ministro da Educação nos governos do PT, disse que o governo Bolsonaro perdeu oportunidades de investimentos em Ciência e Tecnologia. Além disso, defendeu "virar a página da guerra fiscal entre a Presidência, estados e municípios". "Precisamos sanar as divergências por meio do diálogo e das convergências possíveis", comentou.

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

  

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação