Contas púbicas

Não explicar programa diminui capacidade de despesas, diz Campos Neto

Segundo presidente do BC, falta de esclarecimento sobre o novo programa de gastos acaba gerando incertezas e diminuindo a capacidade do governo de realizar despesas

Rafaela Gonçalves
postado em 23/11/2022 15:08
 (crédito: Raphael Ribeiro/BCB)
(crédito: Raphael Ribeiro/BCB)

A falta de esclarecimento sobre o novo programa de gastos que será implementado no país acaba gerando incertezas e diminuindo a capacidade do governo de realizar despesas, foi o que afirmou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento promovido pela BlackRock Brasil, nesta quarta-feira (23/11).

“A incerteza fiscal passa a fazer um peso importante. Não desenhar bem [o programa] acaba gerando uma incerteza que afeta a capacidade de gastar. É possível que você consiga gastar mais se explicar melhor”, disse em referência à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. “Se você for transparente e gastar melhor, pode gastar mais e com credibilidade”, acrescentou.

Ainda sobre a âncora fiscal, Campos Neto afirmou que não se pode trabalhar com especulações e que é preciso esperar o redesenho fiscal. “É importante conseguir equacionar essa necessidade do social, mas também gerar um equilíbrio fiscal”, destacou o dirigente, sinalizando a necessidade do Brasil de manter a trajetória da dívida pública de uma maneira sustentável.

“Ponto de inflexão"

O presidente do BC disse que o Brasil está claramente em um ponto de inflexão, em que “fazer mais [política fiscal] pode significar ter um efeito menor ou contrário ao que se espera em termos de geração de emprego e de levar benefício para quem está na ponta”, defendendo a necessidade de equacionar necessidade sociais e gerar equilíbrio fiscal.

Ainda durante o evento, Campos Neto voltou a dizer que a melhora da inflação no país é incipiente e que o BC vai persistir, sendo importante levar a inflação à meta. Segundo ele, a preocupação principal no mundo daqui pra frente deve mudar. "Talvez a gente entre em um período agora de mudança da preocupação principal de inflação para crescimento baixo. A inflação não subindo, mas persistente e o crescimento mais baixo ou com taxas negativas."

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação