Dia de promoções

Propaganda enganosa e atraso na entrega lideram reclamações na Black Friday

Balanço considera os registros das 12 horas do dia 23 às 6 horas desta sexta-feira, 25, data oficial do evento

Agência Estado
postado em 25/11/2022 18:29
 (crédito: Yuri CORTEZ / AFP)
(crédito: Yuri CORTEZ / AFP)

A propaganda enganosa é o principal motivo de reclamações durante esta Black Friday, segundo o site Reclame Aqui. Entre os registros, 16,94% possuem essa motivação. O atraso na entrega também é um dos principais problemas, presente em 16,58% das reclamações.

O balanço considera os registros das 12 horas do dia 23 às 6 horas desta sexta-feira, 25, data oficial do evento.

Há também uma parcela dos consumidores que reclamam de produtos não recebidos (14,8%), problemas no estorno do valor (8,42%) e problemas na finalização da compra (5,49%).

Desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, os consumidores já registraram 5.447 reclamações.

No mesmo período de análise em 2021, foram recebidas 5.678 reclamações na Black Friday.

A pequena diferença nessas primeiras horas de evento, de 4%, pode ser explicada pelas atenções divididas com os jogos da Copa do Mundo, aponta o site.

Lojas

A empresa com mais reclamações no site até às 6 horas desta sexta-feira foi a Magazine Luiza, com 248 registros.

Em seguida estão Amazon, com 128, e Casas Bahia, com 113.

Shopee e Americanas estão em quarto e em quinto lugar das lojas com mais reclamações, com 93 e 91 registros, respectivamente.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.