Mercado financeiro

Ibovespa recua na abertura com PIB mais fraco do que o esperado

Por volta das 10h desta quinta-feira (1º/12), o índice recuava 0,33 %, aos 112.112,07 pontos, enquanto o dólar comercial avançava 0,12%, cotado a R$ 5,20

Rafaela Gonçalves
postado em 01/12/2022 11:22
 (crédito: Nelson Almeida/AFP )
(crédito: Nelson Almeida/AFP )

Com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo do esperado pelo mercado, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), abriu o pregão desta quinta-feira (1º/12) em queda. Por volta das 10h, o índice recuava 0,33 %, aos 112.112,07 pontos, enquanto o dólar comercial avançava 0,12%, cotado a R$ 5,20.

O indicador, que avançou 0,4%, foi mais fraco do que a mediana das estimativas do mercado, de 0,6%, mas é o quinto crescimento seguido do indicador na comparação com o trimestre anterior. O consenso entre analistas é que a desaceleração da atividade econômica seguirá no último trimestre do ano, com possibilidade de queda ou estagnação.

No cenário externo, as atenções estão voltadas para a inflação e os juros dos Estados Unidos. Ontem, o presidente do Federal Reserve (Fed), Banco Central americano, Jerome Powell, apontou que a taxa pode começar a subir a um ritmo mais lento ainda este ano.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação