Funcionalismo

INSS avisa que deve parar atividades nesta quarta por falta de recursos

Após sucessivos pedidos de recomposição orçamentária, órgão avisou o Ministério da Economia, por meio de ofício, que tomará medidas de "caráter emergencial" por falta de verba

Tainá Andrade
postado em 06/12/2022 12:42
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os bloqueios orçamentários impactaram as atividades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que deverá suspender contratos a partir desta quarta-feira (7/12). A lista de serviços interrompidos causará o fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos de todos os tipos e interrupção de contratos com terceirizados.

Um ofício, assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, foi encaminhado ao secretário de Orçamento Federal, do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau, na última sexta-feira (2), com o alerta. O órgão, contudo, ainda não obteve resposta.

“A falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”, anunciou o documento.

Aposentados e pensionistas

O INSS já passava por dificuldade para pagar a parcela do 13º dos aposentados e pensionistas, o que fez o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, criar um plano de emergência para arcar com as despesas obrigatórias da máquina pública, sendo que 70% delas correspondem à Previdência.

Uma das hipóteses é de que os gastos cresceram por causa da aceleração das análises de requerimentos e da redução da fila de espera. A autarquia tem feito reiterados pedidos por recomposições orçamentárias e havia alertado que poderia faltar dinheiro para pagar as aposentadorias neste mês.

As medidas de “caráter emergencial” serão adotadas, segundo o presidente, porque nem mais o Ministério do Trabalho pode ajudar com os gastos do orçamento.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação