Endividamento das famílias

Programa de renegociação de dívidas deve ser lançado nos próximos dias

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa pode alcançar até 100 milhões de brasileiros negativados, que recebem até dois salários mínimos

Rafaela Gonçalves
postado em 07/02/2023 15:39 / atualizado em 07/02/2023 16:31
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)

Durante evento da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (7/2), a presidente do banco, Rita Serrano, afirmou que o programa Desenrola, que prevê a renegociação de dívidas para quem recebe até dois salários mínimos, deve ser lançado nos próximos dias. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que está se preparando para apresentar ao presidente Lula (PT) o projeto de combate ao superendividamento pós-pandemia.

Segundo Haddad, o programa pode alcançar até 100 milhões de brasileiros. “O Ministro Rui Costa vai nos convocar a uma reunião com o presidente, para apresentar o Desenrola, que é um outro programa que vai ter um alcance enorme”, disse o ministro. “Nós podemos ter 100 milhões de brasileiros porque um CPF negativado pode estar dialogando com uma família de quatro, cinco pessoas”, acrescentou.

O ministro destacou que de um total de 70 milhões de CPFs negativados atualmente, cerca de 50 milhões dizem respeito a pessoas com renda de até dois salários mínimos, público alvo do programa. “Se não desatamos o nó de alto endividamento no período pós-pandemia, não vamos reestruturar as famílias”, afirmou.

Na ocasião, o chefe da Fazenda aproveitou para reafirmar que o governo sabe da importância dos bancos públicos para o desenvolvimento nacional. “Nós estamos falando de muita gente que, mais uma vez, vão poder contar com a ajuda da Caixa Econômica Federal para arrumar sua vida, para dar um horizonte para sua família”, disse o ministro.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE