Jornal Correio Braziliense

TRABALHO

Americanas: trabalhadores convocam ato para sexta-feira (3/2), no RJ

Centrais sindicais estão apoiando trabalhadores da Americanas para a realização de um ato na Cinelândia, no Rio de Janeiro

As centrais sindicais estão apoiando trabalhadores das Lojas Americanas na realização de um ato na Cinelêndia, Centro do Rio de Janeiro (RJ), na próxima sexta-feira (3/2), às 10h. A empresa, que está recuperação judicial e possui R$ 43 bilhões em dívidas, tem 44 mil trabalhadores diretos, número que pode chegar a 100 mil, com os indiretos. 

A informação foi confirmada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), que participa das mobilizações e cujos representantes já se reuniram com os dirigentes da empresa. De acordo com a assessoria de imprensa da UGT, caravanas de todo o país estão se organizando para a realização do ato. 

Na última semana, as centrais ingressaram com uma Ação Civil Pública perante a 8ª Vara do Trabalho de Brasília para garantir os direitos dos mais de 44 mil empregados do Grupo Americanas. Apresentaram a denúncia, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Força Sindical (FS), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). 

Atualmente, há 17 mil ações trabalhistas em curso contra empresas do Grupo Americanas, representando um valor total de R$ 1,53 bilhão.