CONCURSO

Governo autoriza primeiro concurso do terceiro mandato de Lula

De acordo com Ministério da Gestão, certame autorizado abre 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia com salário inicial de R$ 19 mil

Rosana Hessel
postado em 06/03/2023 18:34
 (crédito: Ana Volpe)
(crédito: Ana Volpe)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comandado pela ministra Esther Dweck, divulgou uma nota, nesta segunda-feira (6/3), comunicando o primeiro concurso público do novo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O certame da nova gestão do petista oferece 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia, no Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (6/3), na Portaria nº 440, do MRE, que autoriza a realização do concurso para a carreira de diplomata. O documento não informa a remuneração, mas, de acordo com informações de fontes do governo, o salário inicial será de R$ 19.199,06.

A norma estabelece 30 vagas para o cargo na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata, que exige nível superior completo. O processo seletivo será realizado pelo Instituto Rio Branco, que após a publicação das regras do edital terá o prazo de dois meses para aplicar a primeira prova.

A nota informou que, de acordo com a portaria, a seleção do Itamaraty será realizada em três etapas. A primeira com prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de língua portuguesa; história do Brasil; história mundial; geografia; língua inglesa; política internacional; economia; e direito.

Na segunda etapa, os candidatos farão provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa e língua inglesa. E, na última fase, os candidatos farão provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; e língua espanhola e língua francesa.

O edital do último concurso para diplomata foi publicado em 2022 com a oferta de 34 vagas, de acordo com a pasta chefiada por Esther Dweck. O Instituto Rio Branco é responsável por formar diplomatas brasileiros e é reconhecido como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. O cargo de terceiro-secretário é o início da carreira da diplomacia. Os servidores selecionados no certame realizarão o curso de formação para atuarem no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

O número de vagas abertas, no entanto, é inferior ao demandado pela categoria. Em entrevista ao Correio no início do ano sobre o novo comando do Itamaraty, o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), João Marcelo Melo, informou que há um deficit de 961 servidores no quadro atual do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para conseguir implementar a abertura das novas embaixadas e consulados prometidas por Lula.

"As 30 vagas autorizadas hoje dizem respeito ao concurso anual para acesso à carreira de diplomata. Possivelmente, o que nosso presidente comentou é relativo à necessidade de realização de concurso que também envolve as outras carreiras", destacou oi Sinditamraty, em nota enviada ao Correio. A entidade informou que, se reuniu com a Secretária-Geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, em 06 de fevereiro, e ela confirmou que há previsão de realização do concurso para as carreiras de assistente e oficial de chancelaria em 2023. No entanto, foi solicitado ao Ministério da Economia (atual MGI) a autorização de 50 vagas para assistente de chancelaria e 50 vagas para oficiais de chancelaria, o que, segundo o presidente do sindicato, "é apenas uma gota no oceano".

"Ainda não há edital publicado para essas vagas até o momento, e o Sindy aguarda atualizações sobre o andamento da autorização junto ao Ministério da Gestão e da Inovação. Assim que divulgado, vamos publicar os detalhes", acrescentou a nota.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE