FUNCIONALISMO

Número de mulheres em cargos de chefia no serviço público sobe, mas ainda é baixo

Apesar de representarem 40% da força de trabalho do funcionalismo, as mulheres ainda são poucas em cargos de chefia no funcionalismo, chegando a 33%, conforme dados do Ministério da Gestão. Em 2019, esse percentual era menor, de 26%

Rosana Hessel
postado em 08/03/2023 21:30
 (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

Estudo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, divulgado nesta quarta-feira (8/3), mostra que a participação das mulheres em cargos de chefia no serviço público cresceu entre o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL) e o primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passando de 26%, em fevereiro de 2019, para 33%, no mesmo mês deste ano.

O levantamento feito pelo Observatório de Pessoal da pasta destacou que as mulheres representam 40% da força de trabalho do serviço público, mas uma fatia menor ocupa cargos de alto escalão. Outro dado que revela a desigualdade de gênero no serviço público é que entre as mulheres em cargo de liderança no governo, 38% tem filhos menores de idade. Já entre os homens, o percentual é bem maior, de 66%. "Com o papel do cuidado dos filhos culturalmente delegado para as mulheres na sociedade, elas ficam com menos oportunidades para o trabalho", destacou a nota divulgada pelo ministério. 

 

No comunicado, a ministra da Gestão, Esther Dweck, avaliou que a participação das mulheres ainda é baixa comparada com a presença da mulher em toda a administração pública e na sociedade e sinalizou que "é possível aumentar a participação feminina nos cargos de direção".

“Apenas com uma orientação política do presidente Lula de que era importante aumentar a participação feminina na administração já foi possível ampliá-la”, disse a ministra. “Isso mostra que há espaço para pensarmos políticas que estimulem uma participação maior das mulheres nos cargos de direção", acrescentou. Segundo o comunicado, o governo federal, com apoio do Ministério da Gestão, "está comprometido em promover ações que ajudem a ampliar cada vez mais a participação das mulheres em cargos de liderança".

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE