transfobia

"Fala nojenta e criminosa", diz Tabata Amaral sobre discurso de Nikolas

Parlamentares do Psol e PSB entraram com pedido para cassar o mandato do deputado mineiro e entregaram notícia crime ao STF

Débora Oliveira
Aline Brito
postado em 08/03/2023 19:36
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Nesta quarta-feira (8/3), deputadas do PSol e do PSB entraram com pedido de cassação do mandato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) após o parlamentar fazer um discurso com teor transfóbico no Plenário da Câmara dos Deputados. As falas, em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foram proferidas na tribuna do parlamento, onde o deputado apareceu usando uma peruca e disse que estava “se sentindo mulher”.

De acordo com Nikolas, os parlamentares de esquerda só dariam espaço para ele falar do Dia Internacional da Mulher, caso ele fosse do sexo feminino e, por isso, ele usou a peruca loira e se denominou como “deputada Nicole”. "Hoje é o Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar pois eu não estava no meu local de fala. Então eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nicole”, debochou.

“Eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. E para vocês terem ideia do perigo de tudo isso, vocês podem perguntar, qual o perigo disso, deputada Nicole. Sabe por quê? Por que eles estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é a realidade", afirmou Nikolas.

Logo após o discurso, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) subiu à tribuna e condenou as falas transfóbicas de Nikolas. “Estamos falando de um homem, que no Dia Internacional das Mulheres, tirou o nosso tempo de fala, para trazer uma fala preconceituosa, criminosa, absurda e nojenta”, repudiou a parlamentar. Confira o momento: 

“Eu, ao lado da bancada do PSB e de muitos outros parlamentares, estou, neste momento, entrando com um pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira”, garantiu Tabata, que convidou outros deputados a se somarem ao pedido. O Correio entrou em contato com a assessoria do deputado Nikolas Ferreira, para comentar sobre o pedido de cassação, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações. 

Nikolas afirmou saber do risco de ser preso

No discurso na Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreiras disse ainda estar ciente que pode ser preso, acusado de transfobia. "Eu, por exemplo, posso ir para a cadeia, deputado, caso eu seja condenado por transfobia. E por quê? Por que eu xinguei, eu pedi pra matar? Não. Pois no dia Internacional das Mulheres, há dois anos, eu parabenizo as mulheres XX. Ou seja, é uma imposição. Ou você concorda com o que eles estão dizendo, ou caso contrário você é um transfóbico, homofóbico e preconceituoso", declarou o deputado.

Nikolas ressaltou, durante o discurso, que seu posicionamento é em defesa dos pais que têm o direito de negar que "um homem de dois metros de altura, um marmanjo, possa entrar no banheiro da sua filha" sem ser considerado transfóbico, e continuou afirmando que mulheres estão perdendo espaço nos esportes para homens que se sentem mulheres.

Tabata Amaral, ao repudiar as falas do deputado, lembrou que discursos como os de Nikolas reforçam o preconceito contra pessoas transsexuais. “A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso, que é garantida pela imunidade parlamentar. Transfobia é crime no Brasil", declarou. “O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Quando você faz uma fala criminosa como essa, você coloca a fala de todas nós em risco. Essa é a casa do povo, não dá para fingir que nada aconteceu”, reforçou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE