Tributos

Conselho das Federações será paritário entre entidades, diz governo

Composição do Conselho das Federações será dividida de forma paritária entre as entidades representativas do Executivo, de acordo com informações de diversas fontes presentes à 84ª Reunião Geral da Frente da Prefeitos.

Michelle Portela
postado em 13/03/2023 17:48 / atualizado em 13/03/2023 17:49
 (crédito:  ANA-LICIA)
(crédito: ANA-LICIA)

A composição do Conselho das Federações será dividida de forma paritária entre as entidades representativas do Executivo, de acordo com informações de diversas fontes presentes à 84ª Reunião Geral da Frente da Prefeitos. Também terão assento o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

Todo o conselho teria seis vagas de prefeitos e outras seis vagas de governadores, somadas aos assentos presidenciais. A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) terá duas vagas, enquanto a Confederação Nacional dos Municípios (CMB) e a Associação dos Municípios Brasileiros (AMB).

De acordo com o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira (PCdoB), o debate está avançado. "Aguardamos a publicação da minuta para a definição de nomes para compor o grupo", disse durante a 84ª Reunião Geral da FNP, que ocorre em Brasília até amanhã. 

Atualmente, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes. Com tendência crescente, são 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do PIB do país (dados de 2021). As demais entidades agreram menor número de prefeituras ou municípios com menor número de habitantes. 

O encontro ocorre no Hotel Royal Tullip, na Vila Planalto, em Brasília, capital federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE