SISTEMA FINANCEIRO

Haddad sinaliza que empréstimo consignado pode passar por mudanças

Ministro da Fazenda diz que o crédito rotativo do consignado é um problema na linha destinada a aposentados e pensionistas da Previdência

Henrique Lessa
postado em 24/03/2023 18:48 / atualizado em 24/03/2023 18:51
 (crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)
(crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, na tarde desta sexta-feira (24/03), que o grupo de trabalho da pasta está debruçado sobre a questão dos empréstimos consignados e tem identificado problemas maiores que a taxa de juros praticada na modalidade de empréstimo oferecida a aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Haddad afirmou que o rotativo é um dos principais problemas identificados na linha de crédito. "O rotativo do consignado é uma coisa que preocupa muito, porque muitas famílias não estão conseguindo sair desse rotativo do consignado. Então, nós estamos levantando esse e outros problemas para dar um encaminhamento" disse o ministro na saída da reunião do conselho político no Palácio da Alvorada.

Haddad não explicou quais seriam esses encaminhamentos que o governo pretende dar, mas apontou que a palavra final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Vamos apresentar para ele (presidente) o resultado do grupo de trabalho", disse o ministro.

Sobre a taxa de juros, que teve seu teto limitado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), de 2,14% para 1,70% ao mês, o que ocasionou a desistência de muitos bancos em oferecer o crédito, o ministro disse que muitos bancos já praticam uma taxa inferior a 2%. "Alguns bancos já estão com taxa inferior a 2%" disse Haddad.

O teto em 2% foi indicado na última terça-feira pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, como o índice que seria negociado pelo governo com as instituições financeiras. Questionado sobre a reunião do CNPS que deve rediscutir o tema na próxima terça-feira, Haddad falou que estará com o presidente e em constante contato com o Brasil "a gente vai tá em contato com aqui, né? Então, eu vou tá lá com ele, não tem problema nenhum" concluiu o ministro.

Presidente está bem

A fala do ministro foi após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com diversos ministros no Alvorada, após o presidente ser diagnosticado com um princípio de pneumonia. Segundo Haddad, o presidente está bem e coordenou a reunião ministerial. "Está bem. Está bem, presidiu a reunião está tudo bem, está bem."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE