Jornal Correio Braziliense

Agro

Na China, Fávaro diz que taxa de juros brasileira está 'proibitiva'

"É frustrante abrir tantas oportunidades aqui na China e os empresários brasileiros não conseguirem pegar investimentos com juros dessa forma", afirmou ainda. Ministro da Agricultura encerrou agenda em Pequim nesta quarta-feira (29/3) e retorna ao Brasil amanhã

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta quarta-feira (29/3) que a taxa de juros no Brasil é "proibitiva" e que é muito frustrante para a pasta abrir oportunidades na China, se os empresários brasileiros não conseguirem captar investimentos devido ao patamar atual de juros. A declaração foi dada no Seminário Econômico Brasil-China, última agenda do ministro e de sua comitiva em viagem à China. Fávaro retorna ao Brasil amanhã.

“A taxa de juros no Brasil está proibitiva. Temos inflação e gastos públicos controlados, estamos trabalhando por um novo marco fiscal e uma reforma tributária. Portanto, os juros básicos da economia a 13,75% são proibitivos para aumentar as nossas oportunidades", disse o ministro. "É frustrante abrir tantas oportunidades aqui na China e os empresários brasileiros não conseguirem pegar investimentos com juros dessa forma”, acrescentou.

A fala ocorreu após divulgação, ontem, da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que manteve a taxa de juros no patamar atual e foi considerada com tom duro pelo governo. Fávaro foi à China na segunda passada (20) e é acompanhado por cerca de 110 empresários do agro brasileiro.