Investimentos

Saiba como driblar a insegurança na hora de investir seu dinheiro

Especialista explica que investidor deve buscar conhecimento sobre o mercado, avaliar os riscos, entender as leis e regulamentações e definir uma boa estratégia a longo prazo

Fernanda Strickland
postado em 05/04/2023 15:14
 (crédito: Reprodução/Freepik)
(crédito: Reprodução/Freepik)

Insegurança está entre as três principais razões pelas quais dois terços dos brasileiros não investem seu dinheiro. Entre os que investem, a poupança ainda é a primeira opção, mesmo com baixo rendimento, escolhida por 23% da população. Foi o que mostrou a sexta edição do Raio-X do Investidor Brasileiro, produzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Apesar do medo demonstrado por parte da população na hora de investir, o sócio da CTM Investimentos, Pedro Henrique Ferroni, afirma que o Brasil tem grande potencial de crescimento e encoraja a busca por conhecimento sobre as possibilidades do mercado.

“Embora o país enfrente desafios e instabilidades políticas e econômicas, o Brasil tem mostrado uma grande resiliência e capacidade de superação. Nos últimos anos, temos visto um forte movimento de abertura e modernização da economia, com a adoção de reformas estruturais importantes e a atração de investimentos estrangeiros”, aponta Ferroni.

O especialista reforça que o mercado consumidor do Brasil é crescente. Além disso, aponta, o país é rico em recursos naturais, está numa posição geográfica privilegiada e tem uma economia diversificada.

Muito além da caderneta

Para quem quer investir, há oportunidades variadas em setores como agronegócio, energia, infraestrutura, tecnologia, saúde e serviços, que vão muito além da caderneta de poupança e possibilitam grande retorno financeiro.

Ferroni destaca que as opções de investimentos vão desde o mercado financeiro, incluindo ações, fundos de investimentos, imóveis, startups e renda fixa até projetos de energia, saneamento básico, distribuição e outros. A escolha fica a critério do investidor que, para driblar a insegurança, deve buscar conhecimento sobre o mercado, avaliar os riscos, entender as leis e regulamentações e definir uma boa estratégia a longo prazo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE