Novos certames

Primeiro bloco de concursos do governo Lula sairá nesta segunda-feira (10/4)

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, apontou também que até o final de 2023 serão anunciados mais três blocos de certames para recomposição de pessoal nos quadro de servidores do país

Raphaela Peixoto*
postado em 05/04/2023 19:52 / atualizado em 05/04/2023 19:52
 (crédito:  Valter Campanato/Ag..ncia Brasil)
(crédito: Valter Campanato/Ag..ncia Brasil)

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, declarou, nesta quarta-feira (5/4), que o governo federal lançará até a próxima segunda-feira (10/4) o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal.

Segundo Dweck, órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados. "Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso", afirmou, em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ministra também disse que até o final de 2023, mais serão anunciados três blocos de certames para recomposição de pessoal.

Questionado pelo Correio sobre quais órgãos estariam englobados nestes novos certames, a pasta afirmou que somente autoriza os concursos e o número de vagas. "A partir daí, cada órgão é responsável pela publicação do edital e realização do certame", detalhou. 

Até o momento, foram autorizados a seleção emergencial para a Agência Nacional de Mineração e o certame do Ministério de Relações Exteriores (MRE). Juntos, eles ofertaram 70 vagas para cargos de nível superior, sendo 40 e 30, respectivamente. Contudo, a pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que novas autorizações serão "amplamente divulgadas".

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE