Concurso

Governo autoriza concurso com 814 vagas para o Ministério da Ciência e Tecnologia

Conforme a portaria, serão ofertadas 814 vagas para cargos de nível superior. Prazo para publicação do edital é de até seis meses

Raphaela Peixoto*
postado em 10/04/2023 13:56
 (crédito:  José Cruz/ Agência Brasil)
(crédito: José Cruz/ Agência Brasil)

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10/4) o aval para a realização do concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Conforme a portaria, serão ofertadas 814 vagas para os cargos de analista em ciência e tecnologia (296 vagas), pesquisador (253 vagas) e tecnologista (265 vagas), todos cargos de nível superior. A responsabilidade pela realização da seleção será da própria pasta.  

O edital de abertura do certame deverá ser publicado no prazo de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria. "A não publicação do edital de abertura do concurso público no prazo estabelecido no caput implicará a perda dos efeitos desta portaria e o cancelamento do atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público", afirma a documento, que acrescenta: "o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame será de dois meses".

Este é o segundo concurso público autorizado pelo governo Lula. O primeiro, do Ministério das Relações Exteriores, oferece 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia. Ademais, o Ministério da Gestão também autorizou a nomeação de 40 candidatos a especialistas em recursos minerais já aprovados em concurso público para a Agência Nacional de Mineração, do Ministério de Minas e Energia.

Na semana passada, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, declarou que o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para a administração federal seria lançado até nesta segunda-feira (10/4). Ela destacou que há previsão no orçamento e serão priorizados os órgãos com maior déficit de pessoal.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

*Com informações da Agência Brasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE