boletim focus

Boletim Focus: Mercado reduz previsão para taxa de juros neste ano

Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (17/4), a expectativa é de que a taxa encerre 2023 aos 12,5% ao ano.

Raphael Pati*
postado em 17/04/2023 10:19
 (crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)

O Banco Central divulgou nesta manhã de segunda-feira (17/1), mais uma edição do Boletim Focus, que resume a avaliação atual dos analistas do mercado financeiro em relação à economia do Brasil. Segundo o relatório, houve uma queda na projeção para a Taxa Selic deste ano. Neste último boletim, o mercado prevê que esse índice encerre o ano no patamar de 12,5% ao ano - na semana passada, a projeção era de 12,75%.

Para os próximos anos, não houve alteração em relação à projeção da taxa de juros, definida pelo Banco Central. Outro índice que também apresentou variação negativa neste último relatório foi o câmbio do dólar norte-americano. Para o final deste ano, os analistas esperam que a moeda esteja à venda por R$ 5,24. Essa mudança na expectativa ocorre após uma semana com forte queda de 2,82% no valor da cotação comercial do dólar.

Projeção para inflação ultrapassa os 6%

Na contramão dos outros índices, a expectativa para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve novo aumento neste último relatório. Para o mercado, a previsão é que haja uma variação de 6,01% nos 12 meses deste ano, em relação a 2022. Também houve variação positiva para 2024, que deve encerrar o ano com inflação de 4,18% - que representa um aumento de 0,04% em relação à semana anterior.

Além disso, o mercado avalia que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve encerrar o ano com alta de 0,90%. Essa projeção é menor do que a divulgada na semana passada, quando os analistas projetavam um aumento de 0,91%.

*Estagiário sob a supervisão de Thays Martins

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE