Tributos

"Obstáculo insuperável", diz Marcos Cintra sobre imposto único

O professor de economia na FGV e ex-deputado federal era defensor da proposta de imposto único, mas agora a considera como inviável

Raphael Felice
postado em 18/04/2023 14:57 / atualizado em 18/04/2023 14:57
Segundo Cintra, uma proposta de imposto único agride o pacto federativo -  (crédito: Raphael Felice/CB/D.A Press)
Segundo Cintra, uma proposta de imposto único agride o pacto federativo - (crédito: Raphael Felice/CB/D.A Press)

Em um almoço promovido pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo (FPE), o professor em economia e ex-deputado federal Marcos Cintra afirmou que a proposta de ter uma alíquota única na cobrança de imposto através da reforma tributária é “inviável”.

Segundo Cintra, uma proposta de imposto único agride o pacto federativo, e por isso, dificilmente a proposta terá a adesão de prefeitos e governadores.

“Não se agride o nosso pacto federativo. Certo ou errado. Ele não será alterado em função de um projeto de reforma tributária, como a PEC 45 ou a PEC 110. Eu também defendia imposto único, mas hoje eu não defendo. Esse é um obstáculo insuperável no andamento da reforma tributária. Não dá para unir impostos estaduais e federais”, disse.

Cintra ainda ressalta que tributo não é apenas uma questão econômica, mas sua formação passa por aspectos políticos, culturais e históricos de cada país.

“A alíquota única é maravilhoso, causa menos distorções é mais neutro, só que tributação não é só construção econômica como economistas pensam que é. Tributação e uma questão social. Depende de instituições culturais, história de cada país, de fatores sociais e principalmente político. Tributo é uma construção social, mas não é um algoritmo matemático. Alíquota única é um instrumento perfeito que mostra um parâmetro ideal, mas não é atingível em país nenhum no mundo. Ainda mais em um país como o nosso, com tamanha desigualdades sociais”, completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE