Juros

Campos Neto: "Queda da inflação é mais lenta do que esperávamos"

Em reunião com investidores em Londres, nesta quarta-feira (19/4), o presidente do Banco Central reforçou a necessidade de manter os juros em patamares mais altos. "A batalha não foi vencida e temos que persistir", disse

Rafaela Gonçalves
postado em 19/04/2023 13:14
 (crédito: Sergio Lima / AFP)
(crédito: Sergio Lima / AFP)

Mesmo com os juros em patamares altos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ponderou que a inflação no Brasil tem caído de forma mais lenta do que o esperado, “considerando o patamar da taxa real de juros no Brasil”.

“Olhamos muitas coisas e cruzamos muitos dados. Mas a realidade é que a queda da inflação é mais lenta do que esperávamos, considerando o patamar da taxa real de juros no Brasil. O que nos diz que a batalha não foi vencida e temos que persistir”, disse nesta quarta-feira (19/4), em reunião com investidores em Londres, organizada pelo European Economics & Financial Centre (EEFC).

Campos Neto considerou que as projeções de inflação para os próximos anos estão melhores do que para 2023, mas ainda estão distantes das metas. Para ele, a inflação ainda está "contaminada" por medidas tomadas no período eleitoral, como a desoneração dos combustíveis.

“O índice bruto de inflação está poluído pelas mudanças na tributação de gasolina, energia e gás. Quando olhamos para o cerne da inflação, está levemente abaixo dos 8%, o que é muito alto. Precisamos de 6 a 12 meses para amadurecer a tomada de decisão”, avaliou o presidente do BC, que reforçou que as projeções acima da meta são “um sinal de alerta”.

Arcabouço fiscal

O chefe da autoridade monetária fez uma repercussão breve sobre o novo arcabouço fiscal, entregue ontem ao Congresso Nacional. Ele afirmou que não teve tempo de olhar todos os detalhes, mas definiu a proposta como “bastante razoável”. “Acho que é uma boa indicação de que estamos avançando na direção correta. Remove o risco que vi em algumas projeções por aí, de que a dívida fosse para 100% do PIB muito rápido”, disse.

Campos Neto reiterou que a nova âncora fiscal não tem nenhuma “relação mecânica” com a política monetária e disse que é necessário observar como se dará a tramitação no Legislativo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE