SISTEMA S

CNC rechaça plano de usar "Sistema S" como fonte de financiamento da Embratur

Presidente da entidade, José Roberto Tadros, rebate proposta de Marcelo Freixo para dividir recursos do Sesc e do Senac

Samanta Sallum - Enviada especial
postado em 25/04/2023 03:55
 (crédito: Divulgação CNC)
(crédito: Divulgação CNC)

Lisboa — A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reagiu fortemente às articulações do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, de querer destinar parte do orçamento do Sesc e do Senac nacionais para a agência. O presidente da entidade, José Roberto Tadros, levou o descontentamento da CNC ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Pediu que ele esvazie a ideia de Freixo.

"Não vamos aceitar que seja tirado algo do nosso orçamento. Não permitiremos esse assédio sobre a nossa eficiência sobre esses recursos. Eles não são públicos. Vêm da contribuição dos empresários. E são aplicados de forma eficiente em prol de toda a sociedade brasileira. Essa tentativa de mexer no sistema S, além de tudo, é inconstitucional", frisou Tadros.

A fala, em tom contundente, abriu o discurso ontem do líder da CNC na solenidade de inauguração do primeiro escritório internacional da instituição. O espaço estratégico para ampliar as relações comerciais entre Brasil e Europa fica no complexo World Trade Center (WTC), em Lisboa. Freixo chegou a ser convidado, mas não compareceu. Ele estava também em Portugal na comitiva presidencial.

Encontro com Lula

O presidente da República esteve com Tadros um dia antes. Encontraram-se no salão reservado do hotel Tivoli, onde Lula estava hospedado em Lisboa.

Na ocasião, o chefe da CNC pediu a intervenção do petista no caso. "Eu confio no presidente Lula e ele disse que iria resolver essa questão", afirmou Tadros, ontem, no evento.

A ideia de Freixo é de que 5% do orçamento do Sesc e Senac sejam direcionados para a Embratur, o que representa R$ 400 milhões por ano. "Somos responsáveis por 110 mil funcionários e temos 150 obras em andamento em todo país. Não podemos perder esse valor", rebateu Tadros.

Freixo alega que tem um estudo de viabilidade econômica para dar mais robustez às ações da Embratur na promoção turística do Brasil no mundo. Segundo ele, o Sistema CNC poderia participar com parte dos recursos, já que a entidade representa empresários do setor de turismo, e isso seria benéfico para eles também, com a maior movimentação de turistas no país. No entanto, a CNC aponta que a destinação de parte da arrecadação com a loteria federal já atenderia essa demanda da Embratur.

A necessidade de internacionalização dos negócios brasileiros, especialmente do setor terciário, foi pauta também do encontro de Lula e Tadros no domingo. Os dois trataram da importância de haver um esforço interinstitucional para a aceleração do crescimento da economia externa. Nesse sentido, Lula informou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) deve inaugurar em breve um escritório de representação em Lisboa e outro na Suíça.

Presenças

Participaram do encontro os presidentes das Federações Nacionais e dos Estados. Entre as diversas autoridades presentes à inauguração do escritório da CNC, estavam o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), o senador Fernando Farias (MDB-AL), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a ex-senadora Kátia Abreu (PP-TO), e o vice-presidente do WTC Lisboa, José Magro. O presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa, também prestigiou o evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE