FUNCIONALISMO

Governo anuncia nesta sexta a abertura de concurso para 500 vagas na Funai

Ministra da Gestão, Esther Dweck, anuncia hoje a abertura de certame para 500 vagas na Funai e, na semana que vem, deverá divulgar o primeiro bloco de concursos para o ano

Rosana Hessel
postado em 28/04/2023 11:19 / atualizado em 28/04/2023 11:48
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, pretende anunciar, nesta sexta-feira (28/4), a autorização de um novo concurso para a contratação de 500 servidores para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

A expectativa é que o anúncio seja feito durante a cerimônia de assinatura do projeto de lei do reajuste de 9% para servidores, previsto para ocorrer na manhã de hoje, no Palácio do Planalto. Inicialmente, havia uma expectativa de que um pacote de concursos seria anunciado nesta sexta, incluindo o do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  

Existe uma demanda de 8 mil vagas em vários órgãos do Executivo federal. De acordo com fontes do governo, o primeiro bloco do pacote de concursos para este ano será anunciado na semana que vem, incluindo o certame do Incra, que deveria ser anunciado hoje também.

Sanção do reajuste de 9%

O projeto de lei do reajuste de 9% no salário dos servidores, que passará a valer a partir de maio com pagamento na conta em junho, será sancionado, nesta sexta, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia no Palácio do Planalto.  

Esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. A Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi reaberta pelo MGI, em fevereiro deste ano, com a participação de cerca de 100 entidades representativas dos servidores públicos.

O projeto de lei concedendo o reajuste foi aprovado pelo Congresso Nacional, na quarta-feira (26), em votação simbólica. A proposta do governo aceita pelos sindicatos também contempla aumento de 43,6% no auxílio-alimentação, que passou de R$ 458,00 para R$ 658,00. Os efeitos financeiros desse reajuste começaram a valer na folha do mês de abril, com pagamentos a partir de 1º de maio.

Desde a sua criação pelo novo governo, o Ministério da Gestão autorizou dois concursos neste ano. O primeiro, em março, será destinado para a contratação de 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores, que exige nível superior completo. O último edital de concurso para diplomata foi publicado em 2022 com a oferta de 34 vagas, de acordo com a pasta. O segundo certame foi autorizado em abril, para preencher 814 vagas de nível superior, nas funções de analista, tecnologista e pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em fevereiro, o MGI também deu sinal verde para a nomeação de 40 candidatos aprovados no concurso público para especialistas em recursos minerais da Agência Nacional de Mineração. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE