Territórios indígenas

Lula homologa 6 territórios indígenas, após 5 anos sem demarcação

Entre os territórios está uma terra indígena que aguarda homologação desde 1996, em Goiás

Tainá Andrade
postado em 28/04/2023 11:21 / atualizado em 02/05/2023 11:47
 (crédito:  Ricardo Stuckert/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Após cinco anos sem demarcação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (28/4), a homologação de seis dos 13 territórios indígenas (TI) que estão prontos, segundo o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Os decretos devem ser oficializados ainda nesta manhã durante a cerimônia de encerramento do Acampamento Terra Livre, em Brasília.

A apreciação acontecerá em TIs em todas as regiões do Brasil — Acre, Amazonas, Alagoas, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul. O mais antigo possui portaria declaratória desde 1996. É a TI Avá-Canoeiro, em Goiás, com população de nove indígenas.

Outro TI será o Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 pessoas, que aguarda demarcação desde 2015. Essa é a terra originária do primeiro indígena a assumir o posto de secretário especial de Saúde Indígena (Sesai) no Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

Em discurso durante a programação do ATL, esta semana, o secretário informou que um dos prejuízos em não possuir a demarcação do território foi deixar de receber a assistência em saúde no Distrito de Saúde Especial Indígena (DSEI) da região em meio à pandemia. Isso ocorreu, segundo ele, por causa de uma portaria, decretada na gestão de Jair Bolsonaro (PL), que impediu o envio de recursos para terras não homologadas.

Saiba quais são as terras demarcadas:

  • TI Avá-Canoeiro (GO), com população de nove pessoas, com portaria declaratória do ano de 1996;
  • TI Arara do Rio Amônia (AC), com população de 434 pessoas, com portaria declaratória desde 2009;
  • TI Kariri-Xocó (AL), com população de2.300 pessoas, com portaria declaratória desde 2006;
  • TI Uneiuxi (AM), com população de 249 pessoas, com portaria declaratória desde 2006;
  • TI Rio dos Índios (RS), com população de 143 pessoas, com portaria declaratória desde 2004;
  • TI Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 pessoas, com portaria declaratória desde 2015.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE