Meios de pagamento

Avanço rápido do Pix antecipa o fim do DOC e TED; saiba a data limite

De acordo com a Febraban, a extinção das duas modalidades de pagamento também foi motivada pelo custo-benefício oferecido aos clientes

Rosana Hessel
postado em 05/05/2023 03:55
 (crédito:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A popularização do Pix entre os brasileiros condenou o Documento de Ordem de Crédito (DOC), que está com os dias contados. Criado em 1985, o meio de pagamento deixará de ser oferecido pelas instituições financeiras a partir de março de 2024. A data limite para o encerramento das operações é 29 de fevereiro de 2029.

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, segundo Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com a entidade, as operações via DOC para pessoas físicas e jurídicas poderão ser realizadas somente até 29 de fevereiro de 2024. "O uso dessas operações vem caindo continuamente nos últimos anos, principalmente após o lançamento do Pix, em novembro de 2020", destacou a Febraban, em nota divulgada ontem.

Conforme levantamento da federação, com base em dados divulgados pelo Banco Central, as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões, para um total de 63 bilhões de operações feitas no ano.

O DOC ficou bem atrás do cheque (202,8 milhões), TED (1 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix (24 bilhões).

De acordo com a Febraban, a extinção das duas modalidades de pagamento também foi motivada pelo custo-benefício oferecido aos clientes. Outras modalidades de operação oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, a exemplo da TED, e sem custo, no caso do Pix, nas transações de menor valor.

"A Febraban e os bancos estão constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no país, a fim de melhorar a conveniência para os clientes", afirmou Isaac Sidney, presidente da entidade

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação