G-20

Rio de Janeiro vai sediar cúpula do G-20 em 2024, diz Castro

O grupo formado por 20 países é o principal fórum de cooperação econômica internacional, tendo sua cúpula realizada anualmente, sob a liderança de uma presidência rotativa

Agência Estado
postado em 09/05/2023 09:44
Cláudio Castro, durante a posse, no Rio, sobre Bolsonaro:
Cláudio Castro, durante a posse, no Rio, sobre Bolsonaro: "Não sou comentarista das ações dele" - (crédito: SANDRA BARROS/ESTADÃO CONTEÚDO)

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou por sua conta no Twitter na noite desta segunda-feira (8/5), que o Rio de Janeiro sediará a cúpula do G-20 no próximo ano. Segundo o governador, o evento ocorre apenas em novembro de 2024, no entanto, ainda este ano, no dia 10 de dezembro, o Estado recebe "a presidência rotativa do grupo, hoje exercida pela Índia", afirmou.

O grupo formado por 20 países é o principal fórum de cooperação econômica internacional, tendo sua cúpula realizada anualmente, sob a liderança de uma presidência rotativa. Além do Brasil, também fazem parte a Argentina, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Indonésia, Itália, México, Japão, Coreia do Sul, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

As discussões mais recentes do conjunto econômico tem permeado a guerra da Ucrânia, negociações climáticas internacionais e os estragos socioambientais da pandemia, como foi durante o encontro no fim do ano passado em Bali, na Indonésia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.