IRPF 2023

Restituição do Imposto de Renda: consulta ao 1º lote é liberada

Serão contemplados 4.129.925 contribuintes, no valor total de R$ 7,5 bilhões. De acordo com a Receita Federal, é "o maior valor já pago em um lote de restituição do IRPF"

Roberto Fonseca
postado em 24/05/2023 00:01 / atualizado em 24/05/2023 10:01
Consulta à restituição do IR2023 pode ser feita no aplicativo da Receita disponível nos sistemas iOS e Android -  (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)
Consulta à restituição do IR2023 pode ser feita no aplicativo da Receita disponível nos sistemas iOS e Android - (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)

A Receita Federal libera, na manhã desta quarta-feira (24/5), a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023. A partir das 10h, o serviço estará disponível para todos os contribuintes.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. Basta informar o CPF e a data de nascimento.

Outra opção é utilizar os aplicativos da Receita disponíveis para celulares na Apple Store ou na Google Play. 

De acordo com a Receita Federal, o primeiro lote será pago daqui a uma semana: 31 de maio. Serão contemplados 4.129.925 contribuintes, no valor total de R$ 7,5 bilhões. Segundo o órgão, é "o maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do IRPF”.

O contribuinte que não resgatar o valor da restituição no prazo de 1 (um) ano deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação