Negócios

Haddad atribui elevação da nota de crédito à "harmonia entre os Poderes"

De acordo com o comunicado da agência de classificação de risco Fitch, a atualização da classificação de risco do Brasil reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado

Rafaela Gonçalves
postado em 26/07/2023 11:46
Para Haddad, a sinalização da Fitch mostra que o país
Para Haddad, a sinalização da Fitch mostra que o país "tem tudo para ganhar esse jogo" - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a elevação da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta quarta-feira (26/7). O indicador passou de BB- para BB, com perspectiva estável. O ministro atribuiu o resultado, em seis meses de gestão, como sinal da “harmonia entre os Poderes”.

“Tem muito trabalho pela frente, mas estou muito confiante e reputo esses resultados à harmonia entre os Poderes da República. Sempre salientei que a chamada crise econômica que o Brasil vive é o desdobramento de uma crise de natureza política”, declarou.

Para Haddad, a sinalização da Fitch mostra que o país “tem tudo para ganhar esse jogo”. “Eu fico muito feliz de, em seis meses de trabalho, a gente já ter conseguido sinalizar para o mundo que o Brasil é o país das oportunidades”, afirmou.

Investimentos

Segundo o ministro, a harmonia entre os Poderes é a saída para voltar a obter grau de investimento. “Um país do tamanho do Brasil, não tem sentido não ter grau de investimento. Nós temos um potencial de recursos naturais, recursos humanos, tecnologia, parque industrial. Não tem cabimento esse país viver o que viveu nos últimos 10 anos.”

De acordo com o comunicado da Fitch, a atualização da classificação de risco do Brasil reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado “em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais”.

Em nota, o Ministério da Fazenda pontuou que a melhora na nota de crédito não leva em consideração apenas ações já realizadas, mas também o pacote de medidas do governo para a agenda de reformas econômicas, com destaque para a reforma tributária do consumo e o novo arcabouço fiscal.

Estabilidade 

“A elevação da nota do Brasil pela agência internacional de risco Fitch é mais uma comprovação de que trabalhamos no rumo certo: retomada do crescimento com queda da inflação e responsabilidade fiscal”, escreveu a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em suas redes sociais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), classificou a nota do Brasil como uma importante conquista para a economia. “A nova avaliação da agência se deve à política econômica do governo, que tem recebido todo o apoio institucional da Câmara”, escreveu o presidente da Casa no Twitter.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone de notificações

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação