HIDRELÉTRICA

Autorização para importar energia da Venezuela será dada hoje

A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A autorização será publicada em forma de decreto no Diário Oficial

Correio Braziliense
postado em 04/08/2023 12:18 / atualizado em 04/08/2023 12:19
Silveira vai participar da Cúpula da Amazônia, em Belém -  (crédito: Will Shutter / Câmara dos Deputados)
Silveira vai participar da Cúpula da Amazônia, em Belém - (crédito: Will Shutter / Câmara dos Deputados)

O governo federal vai voltar a importar energia elétrica da Venezuela. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, essa autorização será publicada em forma de decreto no Diário Oficial desta sexta-feira (4/8). A energia que virá ao Brasil será produzida na hidrelétrica de Guri, no país latino.  

"Esse será o primeiro passo para a integração de energia da América do Sul. Já temos Argentina, Uruguai e agora Venezuela. É importante para quando tivermos momentos como passamos há dois anos, de muito aperto energético, como estivemos, à beira de um colapso de energia, a energia de Guri poderá ser interligada a todo o Brasil", disse o ministro, em entrevista à Globonews, nesta sexta. Silveira vai participar da Cúpula da Amazônia, em Belém.

O Brasil importava energia da Venezuela até março de 2019. A suspensão foi feita pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). 

"Por uma questão política, na minha opinião, completamente distorcida do interesse público, se deixou de comprar essa energia de Guri e passou a comprar energia de três térmicas, duas a gás e uma a óleo diesel, colocando mais de 40 caminhões por dia na BR do Estado. Um óleo diesel que é pago por todo consumidor brasileiro", disse o ministro.

Alexandre Silveira afirmou que com a finalização da linha ligando Manaus a Boa Vista, a energia da hidrelétrica de Guri poderá servir para ajudar a dar segurança a todo sistema elétrico nacional. "Em momentos de bonança vamos exportar, em tempos de crise, importamos", concluiu.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.