Concursos

Marinha abre seleção com mais de 400 vagas para oficiais

Oportunidades são para todos os Distrito Navais e para cargos de nível superior. Período de inscrição termina em 7 de dezembro

Para se inscrever o candidato deve ter superior completo entre 18 e 41 anos de idade. As inscrições devem ser realizadas até 7 de dezembro. -  (crédito:  Marinha do Brasil/Divulgação)
Para se inscrever o candidato deve ter superior completo entre 18 e 41 anos de idade. As inscrições devem ser realizadas até 7 de dezembro. - (crédito: Marinha do Brasil/Divulgação)
postado em 24/11/2023 15:03

A Marinha do Brasil lançou, nesta quarta-feira (23/11), o processo seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de oficiais temporários (SMV-RM2). A seleção oferta 410 vagas distribuídas para todas os Distrito Navais (veja as vagas por região no final da matéria) e contempla as seguintes áreas: 

  • Saúde (médicos, dentistas, farmacêuticos),
  • Apoio à saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, musicoterapia, e outros),
  • Técnica (administração, ciências contábeis, direito, serviço social, psicologia e outros),
  • Técnica-magistério (biologia, educação física, geografia, história, pedagogia) e
  • Engenharia (engenharia civil, elétrica, eletrônica, mecânica e naval, dentre outras).

Para se inscrever, o candidato deve ter superior completo entre 18 e 41 anos de idade. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site de cada Distrito Naval até 7 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 140.

A seleção será composta por: prova objetiva; verificação de dados biográficos (VDB) e documental (VD); inspeção de saúde (IS); teste de aptidão física de ingresso (TAF-i); e prova de títulos (PT). A aplicação da prova objetiva está prevista para  25 de fevereiro de 2024.

De acordo com o site da Marinha "a previsão é que, seis meses após a incorporação ao curso de formação, os Guardas-Marinha atinjam o posto de segundo-tenente e, em outros seis meses depois, de primeiro-tenente, fazendo jus aos soldos dos respectivos postos". A corporação também assegura que "o vínculo entre os militares RM2 e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar a 8 anos, sem prorrogação deste período".

Distribuição das vagas

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->