SETOR PRODUTIVO

Após dois aumentos, confiança da indústria tem leve queda em fevereiro

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou para 52,7 pontos, mas ainda segue dentro de nível de confiança positivo, aponta CNI

Apesar de ser um leve recuo, a queda deste mês foi percebida em todos os componentes que integram o Índice de Confiança do Empresário Industrial  -  (crédito: CNI/José Paulo Lacerda )
Apesar de ser um leve recuo, a queda deste mês foi percebida em todos os componentes que integram o Índice de Confiança do Empresário Industrial - (crédito: CNI/José Paulo Lacerda )
postado em 19/02/2024 17:20 / atualizado em 19/02/2024 17:23

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda no mês de fevereiro. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19/2) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam para um recuo de 0,5 ponto neste mês, o que interrompe uma sequência de dois resultados positivos. Com isso, o índice passou de 53,2 pontos para 52,7 pontos, ainda dentro do nível de confiança (acima dos 50 pontos).

Apesar de ser um leve recuo, a queda deste mês foi percebida em todos os componentes que integram o Icei. O Índice de Condições Atuais, por sua vez, regrediu 0,6 ponto, para o patamar de 47,7 pontos, ou seja, em um nível abaixo da linha divisória de 50 pontos. A CNI destaca que o indicador continua a revelar uma percepção de piora das condições atuais em relação aos seis meses anteriores.

Já o Índice de Expectativas recuou 0,5 ponto, para 55,2 pontos, o que indica que está dentro do patamar de otimismo considerado pela CNI. O bom resultado revela que o setor está confiante em relação aos próximos seis meses.

Entretanto, o subcomponente que registra a expectativa em relação aos próximos seis meses da economia brasileira recuou 1,3 ponto e passou de 50,1 pontos para 48,8 pontos. Diante disso, a percepção que a pesquisa revela é que os empresários do país passaram de um nível de otimismo para um sentimento de falta de confiança em relação ao cenário macroeconômico nacional.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação