MEIO AMBIENTE

Governo autoriza nomeações no Ibama e ICMBio durante dias de abertura da COP 30

Desde o início do ano já foram autorizadas as nomeações de mais de 1000 servidores

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a nomeação de 201 novos servidores para o Ibama e para o ICMBio -  (crédito: Divulgação/Governo federal)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a nomeação de 201 novos servidores para o Ibama e para o ICMBio - (crédito: Divulgação/Governo federal)

O Governo Federal autorizou nesta segunda-feira (10/11) a nomeação de 201 novos servidores para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em meio à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece em Belém (PA), as nomeações para os institutos mostram um compromisso do governo com as agendas ambientais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A medida foi publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na Portaria MGI nº 9.913/2025, sendo assinada pela ministra Esther Dweck. Os documentos fazem parte de um conjunto de autorizações recentes que aumentam o número de funcionários na autarquia. Somando as portarias publicadas desde o início de 2025, foram autorizadas 1011 nomeações; 810 já foram efetivadas.

No mês de agosto deste ano, o MGI já havia autorizado a nomeação de outros 350 servidores para o ICMBio, 120 Analistas Administrativos e 230 Analistas Ambientais, que vão atuar com foco direto em projetos e ações de proteção e recuperação da biodiversidade brasileira. Já em setembro, uma autorização para a nomeação de 460 candidatos aprovados em um concurso público para o Ibama; a semana de ambientação dos novos servidores chegou ao fim na última sexta-feira (7/11).

Com as nomeações, o Governo Federal, além de mostrar o compromisso com o meio ambiente, reforça também as capacidades estatais nas áreas de transição ecológica e sustentabilidade. As nomeações autorizadas nesta segunda-feira vêm também com um certo simbolismo pelo fato de o Brasil estar sediando o evento que mostra o protagonismo do país nas pautas climáticas.

*Estagiário sob supervisão de Terra Thais

  • Google Discover Icon
postado em 10/11/2025 16:03
x